Estamos com alguns problemas no servidor, solicitamos tentar novamente mais tarde.

Exame realizado com um feixe de luz de varredura com uma instensidade próxima ao infravermelho, que permite a análise das camadas do nervo óptico. Para diagnóstico e acompanhamento de patologias do nervo óptico e glaucoma.

Exame que auxilia na identificação e diagnóstico de lesões ou anomalias na retina. Ele é indicado para pacientes com retinopatia diabética, alterações na retina por hipertensão arterial, alterações da mácula, tumores oculares e trombose.

O exame de AFF permite avaliar as alterações do segmento posterior do olho decorrentes do trauma ocular contuso de forma não invasiva, somando informações valiosas. Foram descritos achados do exame em casos de epiteliopatia pigmentar traumática, rotura de coroide, hemorragia sub-retiniana e retinopatia de Purtscher.

A Biometria IOL MASTER mede, com precisão, o comprimento axial do olho, fornecendo também outras medidas de suas estruturas internas. Este exame é indicado para pacientes que serão submetidos à cirurgia de catarata ou cirurgia refrativa de alto grau de miopia ou hipermetropia.

Ultrassom utilizado para medir as estruturas oculares e de uso obrigatório para cálculo da lente intra-ocular que substituirá o cristalino na facectomia.

A Biomicroscopia é indicada para todas as doenças oculares, por isso, seja o exame oftalmológico mais comum. Neste exame, um microscópio é utilizado para avaliar cada célula do olho, possibilitando a verificação de pequenos detalhes, como córnea, conjuntiva, esclera, cristalino, nervo óptico, íris, retina, entre outros.

A MEG dispõe do campo visual mais preciso e conceituado em todo o mundo, o Humphrey. O Campo Visual Computadorizado avalia os defeitos do campo visual e escotomas (áreas sem visão) causadas por algumas patologias. Exame altamente confiável para acompanhamento de alterações no campo visual. É indicado nos casos de Endocrinopatias, Maculopatias, Neuropatias e é essencial no diagnóstico e acompanhamento de pacientes com glaucoma (diagnóstico precoce e acompanhamento da doença). As principais vantagens da campimetria computadorizada são: monitorização constante da fixação; capacidade de reteste automáticxo de pontos anormais.

É um estudo topográfico da superfície anterior do olho e permite o estudo de distorções da córnea (como aquelas que existem no ceratocone e cicatrizes corneanas) e a análise da regularidade e posição do astigmatismo. É um exame fundamental para os candidatos a cirurgia refrativa e útil no planejamento das incisões na cirurgia de catarata, assim como na adaptação de lentes de contato.

Não necessita de dilatação de pupila, exame pode ser realizado por uma técnica.

Realiza várias medidas da pressão intra-ocular, com intervalos de duas horas. Serve para saber qual é a amplitude, a média e o pico da pressão intra-ocular durante o intervalo medido.

Registro fotográfico de alterações de disco óptico ou papila. Fotografias realizadas com luz branca intensa, para registrar forma, contornos, relevo, tamanho coloração e escavação do disco óptico, sinais também analisados durante o “check-up” de pacientes portadores de glaucoma.

Pode ser solicitado em casos de hipertensão ocular, glaucoma, edema de papila, papiledema, processo inflamatório do nervo óptico (neurite óptica), pseudopapiledema (anomalias como drusas de papila), tumores da cabeça do nervo óptico (benignos como melanocitoma e malignos como melanoma, infiltração linfomatosa ou leucêmica e tumores metastáticos para o nervo óptico).

Não há necessidade de Jejum; Dilatação da pupila de ambos os olhos, paciente chega 1 hora antes do horário marcado e com acompanhante.

A fundoscopia, oftalmoscopia ou exame de fundo de olho é o exame em que se visualizam as estruturas do fundo de olho, dando atenção ao nervo óptico, os vasos retinianos, e a retina propriamente dita, especialmente sua região central denominada mácula.Também chamado de mapeamento da retina, faz parte do exame oftalmológico completo. Neste exame as pupilas do paciente são dilatadas com uso de colírio, permitindo que o médico oftalmologista enxergue a parte do fundo do olho e avalie o nervo óptico, a retina, os vasos e a mácula.

A gonioscopia é um exame utilizado para avaliar o ângulo da câmara anterior, íris e superfície do cristalino com lentes de aumento em contato com a córnea.  É indicado para o diagnóstico e acompanhamento de pacientes com glaucoma, casos de cistos de íris, tumores de íris e corpo ciliar, ou em casos de processos hemorrágicos e inflamatórios. Também é essencial no acompanhamento de pacientes em pós-operatório de várias cirurgias oculares e no acompanhamento de traumas. Para o exame, utiliza-se um colírio anestésico e outro gelatinoso que deixa a visão um pouco embaçada por alguns minutos.

É um exame que consegue observar os nervos, vasos sanguíneos e o tecido do olho responsável pela captação das imagens, podendo detectar alterações e permitir a indicação do tratamento. Assim, o mapeamento é indicado para identificar alterações provocadas por:

Doenças oculares, como glaucoma, descolamento de retina, tumor, inflamações, falta de fluxo de sangue ou intoxicação por remédios, por exemplo;

Doenças sistêmicas que causam danos oculares, por alterarem os nervos e vasos do olhos, como diabetes, hipertensão arterial, doenças reumáticas, doenças neurológicas ou doenças do sangue.

Essa tecnologia permite uma avaliação precisa da córnea, sem contato, com rapidez e exatidão, proporcionando segurança e conforto ao paciente, na indentificação da densidade celular, espessura corneana e patologias corneanas no pré-operatório das cirurgias de catarata e refrativa.

Essa tecnologia permite a avaliação precisa da córnea, sem contato, com rapidez e exatidão, proporcionando segurança e conforto ao paciente, na identificação da densidade celular, espessura corneana e patologias corneanas no pré-operatório das cirurgias de catarata e refrativa.

Possibilidades e benefícios do PENTACAM:
– Análise e detecção da Catarata precoce;
– Diagnósticos do Segmento Anterior;
Topografia de elevação e curvatura da Córnea.

Espessura da Córnea: detecção de pontos mais finos e irregularidades.

Detecção do Ceratocone.

Demonstração do ângulo da Câmara anterior com profundidade e volume.

– Avaliação e Follow-up do Glaucoma;
Além de outras avaliações feitas com a combinação de dados.

Permite avaliar, já nas primeiras horas de vida, a presença de algumas doenças oculares. Uma fonte de luz sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, parecido com uma "lanterninha", e é observado o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo. Em algumas doenças, não é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, esbranquiçada. A comparação dos reflexos dos dois olhos também fornece informações importantes, como diferenças de grau entre olhos ou o estrabismo.O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira.

A Retinografia simples, estereoscópica e angiofluoresceinografia digitais são exames amplamente utilizados na documentação do nervo óptico, assim como no diagnóstico e acompanhamento de patologias retino-coroidianas, como a Retinopatia Diabética, Oclusões Vasculares, Doença Macular relacionada à idade, entre outras. O sistema oferecido pela Oftalmodiagnose através da tecnologia Imagenet permite avaliar, diagnosticar e fornecer imediatamente o laudo ao paciente.

A adaptação de lentes é um ato médico porque envolve um exame oftalmológico completo: indicação, prescrição, adaptação e controle dessa lente no olho do usuário. As lentes de contato podem ser gelatinosas ou rígidas, para correção óptica, terapêutica ou estética. Facilitar a prática de esporte e melhorar a qualidade de vida do usuário. As lentes gelatinosas podem ser de uso contínuo ou descartáveis e tanto as gelatinosas como as rígidas são feitas com diferentes composições e diferentes métodos de fabricação. Nem todo mundo pode usar ou é bom candidato ao uso de lentes de contato.

É o oftalmologista quem deve determinar quem pode usar. O medico estuda o grau e curvatura da lente a ser adaptada, bem como o melhor tipo de lente a ser usado. As lentes de contato se constituem em um corpo estranho dentro do olho, e em caso de má orientação, podem causar danos para a visão de modo que a segurança de seu uso depende da supervisão do oftalmologista.

teste de cores de Ishihara é um teste para detecção do daltonismo.O exame consiste na exibição de uma série de cartões coloridos, cada um contendo vários círculos feitos de cores ligeiramente diferentes das cores daqueles situados nas proximidades. Seguindo o mesmo padrão, alguns círculos estão agrupados no meio do cartão de forma a exibir um número que somente será visível pelas pessoas que possuirem visão normal. Ao todo são exibidas 32 placas para identificação dos algarismos ocultos entre os círculos. O número de acertos pode variar conforme o grau e o tipo de daltonismo.

O Teste de Schirmer é um teste feito para avaliar se o olho produz uma quantidade suficiente de lágrima para manter-se lubrificado. É indicado para pacientes com suspeita de olhos secos e também como exame auxiliar no diagnóstico de algumas doenças reumatológicas.O teste consiste na colocação de uma tira de papel filtro sob ambas as pálpebras inferiores. O paciente permanece com os olhos suavemente fechados e, após 5 minutos, as tiras de papel filtro são retiradas. A quantificação da produção de lágrima é feita pela medida do papel filtro que ficou úmida. 

É o exame que avalia a capacidade de diferenciar as tonalidades das cores, pode se modificar no aparecimento de algumas doenças oculares. A quantificação desta capacidade auxilia no diagnóstico de alterações visuais. Essa avaliação não deve ser usada como o único critério para o diagnóstico e tratamento.
Em alguns casos, a variação pode ser devido a uma alteração comum e não estar relacionado a um distúrbio óptico, neurológico ou qualquer outra patologia. Por isto, o teste de sensibilidade ao contraste deve ser usado em conjunto com outros exames propedêuticos.

Há casos que a visão de contraste ou a sensibilidade à luz podem estar relacionadas a algumas alterações ópticas: astigmatismo com uso de lentes gelatinosas, erros refracionais, pacientes que realizaram cirurgia refrativa. Há casos que o comprometimento pode estar relacionado a patologias como: Catarata, Glaucoma, Degeneração macular, Retinopatia Diabética, Neuropatias Ópticas, Ambliopia, Adenoma Pituitário, alterações causadas por algumas drogas como álcool, alterações causadas por substâncias químicas tóxicas.

Teste realizado através da medição seriada da pressão intraocular após sobrecarga hídrica (ingestão de 1 litro de água dentro de um intervalo de 5 minutos). Esse teste verifica de forma indireta a capacidade de drenagem do humor aquoso. Embora não seja substituto do exame de Curva Tensional Diária, o valor máximo da pressão intraocular obtido durante as medidas seriadas está correlacionado a medida máxima da pressão intraocular obtida durante uma curva tensional diária. O Teste de Sobrecarga Hídrica é indicado especialmente para verificar se existe a possibilidade de estar havendo pressão intraocular elevada durante o dia, o que justificaria mudança na conduta terapêutica do paciente.

Teste Ortóptico é o exame oftalmológico realizado pelo ortoptista, após indicação do médico oftalmologista para analisar a existência de alguma alteração da motilidade ocular (movimento dos olhos) e, quando for o caso, realizar o tratamento adequado. A Ortóptica é o setor da oftalmologia que trata as alterações da motilidade ocular. O principal objetivo do tratamento é a reabilitação das perturbações da visão binocular (uso simultâneo dos olhos) provocadas pelo desequilíbrio de alinhamento dos olhos como, por exemplo,estrabismo (olho desviado), insuficiência de convergência (dificuldade de convergência para fixar um objeto próximo) e ambliopia (baixa acuidade visual de um ou ambos os olhos).
 

Avalia a anatomia da retina com scanner de laser (sem radiação com raio-X);
Pode correlacionar com a angiografia, indocianina verde e retinografia;
Permite identificar precisamente as alterações sub/intra/epirretinianas;
Exame reprodutível e simples de ser feito;Permite acompanhamento seriado (evolutivo).

Medida da pressão intra-ocular baseando-se no contato de um instrumento à superfície da córnea previamente anestesiada. O exame não é desconfortável, mas é necessária colaboração do paciente para fixação do olhar. O exame tem resultado em mmHg e há uma faixa de normalidade, embora existam diferentes limites de tolerabilidade.
A faixa de normalidade para a pressão ocular varia de 10 a 20 mmHg, Tonometria de aplanação é indicada para diagnosticar e acompanhar casos de hipertensão ocular secundária a medicamentos tópicos (colírios, havendo indicação deste exame em períodos pré e pós-operatórios de cirurgias oculares: catarata, glaucoma, refrativa, transplante de córnea, descolamento de retina, vitrectomia).
Em caso de hipertensão ocular relacionada ao dano glaucomatoso do disco óptico, caracteriza-se a doença glaucoma, tornando este exame essencial para o acompanhamento de portadores, avaliando a efetividade do tratamento anti-glaucomatoso a longo prazo (idealmente a cada 3 meses e em mensurações seriadas repetidas em horários diferentes).
Este exame também é indicado para diagnóstico e acompanhamento de casos de hipotonia do bulbo e distúrbios da pressão ocular após traumatismo. 

A ultrassonografia é um exame utilizado para avaliação das estruturas internas do globo ocular (ex. cristalino, cavidade vítrea, retina) e cavidade orbitária (ex. músculos, nervo óptico, etc.). É essencial no estudo de várias outras doenças oculares como tumores, doenças da coróide, esclera e órbita
Para realização não é necessário dilatar a pupila, é utilizado metilcelulose um tipo de gel especial que é posto na ponta da sonda e inicia-se o procedimento com colocação das ondas sobre as pálpebras.

MarcaçãoOnline

Com todo conforto e segurança

Oftalmo Diagnose

Feita especialmente pra você

A Oftalmo Diagnose

Com 24 anos de atuação no mercado baiano, a Oftalmo Diagnose é reconhecida como um dos maiores centros de referência em diagnóstico e cirurgia ocular, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento das principais doenças que afetam a visão.

O que Dizem de nós?

Ediléia Telles

Oftalmo Diagnose é uma clínica de referência de olhos,atendimento de qualidade por toda equipe que faz parte desta família Diagnose, minha mãe é paciente da casa a nove anos e super índico. Obrigada pela humanização ao atender seus pacientes.

Josenildes Alves

Recomendo até mesmo as pessoas q não tem plano de saúde. Médicos maravilhosos e atenciosos preocupados com a saúde dos olhos dos seus pacientes e educadÍssimos!!!!

Mara Lucia Camargo

Pensem num povo BONITO de aparência e alma dessa galera maravilhosa e dedicada que enviaram pra Porto Seguro/BA pro evento Feira Cidadã PARABÉNSSSSSS!! Vocês sabem fazer a diferença e ficam como exemplo de organização, respeito e todo treinamento desses colaboradores 1000000000000 e muito grata pela atenção de todos... Axééééééé

Trabalhe Conosco

Acesse aqui

Fale Conosco