Envie sua mensagem
trabalhe conosco

Anexar seu currículo ( doc ou pdf ).

ATUAÇÃO : Exames


  • Biometria com IOL Master para cálculo de lentes intraoculares

    A biometria por Interferometria de Coerência Óptica, IOL Master versão 5.02, a mais avançada tecnologia em biometria, já está à disposição da comunidade baiana na Oftalmodiagnose. Um aparelho de fundamental importância para a precisão no cálculo da LIO. O biômetro de coerência óptica versão 5.02 IOL Master é um método de não contato, alta precisão, reprodutibilidade e baixa variabilidade não afetado por altas ametropias, tamanho pupilar ou acomodação do paciente que utiliza fórmulas de última geração para cálculo de lentes intraoculares.

  • Microscópio Especular e Paquímetro

    Uma nova tecnologia que permite a avaliação precisa da córnea, sem contato, com rapidez e exatidão, proporcionando segurança e conforto ao paciente, na identificação da densidade celular, espessura corneana e patologias corneanas no pré-operatório das cirurgias de Catarata e Refrativa.

  • Tomógrafo por Coerência Óptica – OCT

    Seguindo a filosofia de inovação tecnológica e apoio ao diagnóstico em oftalmologia, disponibilizamos o Tomógrafo de Coerência Óptica, um sistema de imagem não invasivo e de não contato que produz imagens em cortes transversais in vivo das estruturas oculares com alta resolução. Desta forma, é possível detectar e medir alterações e evidências precoces do dano glaucomatoso, assim como seu acompanhamento. É um aparelho de grande utilidade também para a detecção das patologias retinianas, através da visualização direta de suas camadas. As camadas da retina podem ainda ser mensuradas, permitindo o acompanhamento de diversas patologias e monitoração dos tratamentos.

  • Retinógrafo e IMAGENET

    A Retinografia simples, estereoscópica e angiofluoresceinografia digitais são exames amplamente utilizados na documentação do nervo óptico, assim como no diagnóstico e acompanhamento de patologias retino-coroidianas, como a Retinopatia Diabética, Oclusões Vasculares, Doença Macular relacionada à idade, entre outras. O sistema oferecido pela Oftalmodiagnose através da tecnologia Imagenet permite avaliar, diagnosticar e fornecer imediatamente o laudo ao paciente.

  • Microscopia especular de córnea

    Uma nova tecnologia que permite a avaliação precisa da córnea, sem contato, com rapidez e exatidão, proporcionando segurança e conforto ao paciente, na indentificação da densidade celular, espessura corneana e patologias corneanas no pré-operatório das cirurgias de catarata e refrativa.

  • Paquimetria ultrassônica de córnea

    Uma nova tecnologia que permite a avaliação precisa da córnea, sem contato, com rapidez e exatidão, proporcionando segurança e conforto ao paciente, na indentificação da densidade celular, espessura corneana e patologias corneanas no pré-operatório das cirurgias de catarata e refrativa.

  • Tomografia computadorizada da córnea (Pentacam)

    Possibilidades e benefícios do PENTACAM:

    – Análise e detecção da Catarata precoce

    – Diagnósticos do Segmento Anterior

    • Topografia de elevação e curvatura da Córnea
    • Espessura da Córnea: detecção de pontos mais finos e irregularidades
    • Detecção do Ceratocone
    • Demonstração do ângulo da Câmara anterior com profundidade e volume

    – Avaliação e Follow-up do Glaucoma

    Além de outras avaliações feitas com a combinação de dados.

  • Angiofluoresceinografia digital

    Estudar a retina e os vasos de retina:  artérias, veias e o nervo óptico, mediante injeção de contraste-fluoresceína ou indocianima.

    É muito utilizado para o diagnóstico das seguintes doenças: diabetes mellitus, doenças próprias da retina, degeneração macular, edema malucar cistóide, neurites ópticas, entre outras.

  • Retinografia digital

    Documentação fotográfica do fundo de olho. Muito útil na documentação e para o monitoramento de doenças da retina e do nervo óptico. A foto pode ser colorida ou em preto-e-branco, dependendo da indicação.

    É necessário dilatação da pupila, paciente deve vir acompanhado e não vir dirigindo.
    Chegar 1 hora antes do horário marcado.

  • Tomografia de coerência óptica (OCT)

    • Avalia a anatomia da retina com scanner de laser (sem radiação com raio-X);
    • Pode correlacionar com a angiografia, indocianina verde e retinografia;
    • Permite identificar precisamente as alterações sub/intra/epirretinianas;
    • Exame reprodutível e simples de ser feito;
    • Permite acompanhamento seriado (evolutivo).
  • Ceratoscopia computadorizada de córnea

    É um estudo topográfico da superfície anterior do olho e permite o estudo de distorções da córnea (como aquelas que existem no ceratocone e cicatrizes corneanas) e a análise da regularidade e posição do astigmatismo. É um exame fundamental para os candidatos a cirurgia refrativa e útil no planejamento das incisões na cirurgia de catarata, assim como na adaptação de lentes de contato.

    Não necessita de dilatação de pupila, exame pode ser realizado por uma técnica.

  • Ultrassonografia ocular

    A ultrassonografia é um exame utilizado para avaliação das estruturas internas do globo ocular (ex. cristalino, cavidade vítrea, retina) e cavidade orbitária (ex. músculos, nervo óptico, etc.). É essencial no estudo de várias outras doenças oculares como tumores, doenças da coróide, esclera e órbita

    Para realização não é necessário dilatar a pupila, é utilizado metilcelulose um tipo de gel especial que é posto na ponta da sonda e inicia-se o procedimento com colocação das ondas sobre as pálpebras.

  • Biometria de coerência óptica para cálculo de lente intraocular

    É um sistema de diagnóstico para calcular todas as medidas do olho, que são necessárias para determinar a lente mais adequada para ser implantada durante a cirurgia de catarata. Realizando biometrias de forma totalmente não-invasiva, ou seja, que não entra em contato com os olhos do paciente.

  • Biometria ultrassônica

    Ultrassom utilizado para medir as estruturas oculares e de uso obrigatório para cálculo da lente intra-ocular que substituirá o cristalino na facectomia.

  • Campo visual computadorizado

    Avalia os defeitos do campo visual e escotomas causados por algumas patologias neurológicas ou oculares.

  • Curva tensional diária

    Realiza várias medidas da pressão intra-ocular, com intervalos de duas horas. Serve para saber qual é a amplitude, a média e o pico da pressão intra-ocular durante o intervalo medido.

  • Gonioscopia

    A gonioscopia é um exame utilizado para avaliar o ângulo da câmara anterior, íris e superfície do cristalino com lentes de aumento em contato com a córnea.  É indicado para o diagnóstico e acompanhamento de pacientes com glaucoma, casos de cistos de íris, tumores de íris e corpo ciliar, ou em casos de processos hemorrágicos e inflamatórios. Também é essencial no acompanhamento de pacientes em pós-operatório de várias cirurgias oculares e no acompanhamento de traumas. Para o exame, utiliza-se um colírio anestésico e outro gelatinoso que deixa a visão um pouco embaçada por alguns minutos.

  • Estereo Foto-Papila

    Registro fotográfico de alterações de disco óptico ou papila. Fotografias realizadas com luz branca intensa, para registrar forma, contornos, relevo, tamanho coloração e escavação do disco óptico, sinais também analisados durante o “check-up” de pacientes portadores de glaucoma.

    Pode ser solicitado em casos de hipertensão ocular, glaucoma, edema de papila, papiledema, processo inflamatório do nervo óptico (neurite óptica), pseudopapiledema (anomalias como drusas de papila), tumores da cabeça do nervo óptico (benignos como melanocitoma e malignos como melanoma, infiltração linfomatosa ou leucêmica e tumores metastáticos para o nervo óptico).

    Não há necessidade de Jejum; Dilatação da pupila de ambos os olhos, paciente chega 1 hora antes do horário marcado e com acompanhante.

  • Orbscan

    Orbscan é um exame que proporciona, simultaneamente, a possibilidade de análise de todas as camadas da córnea para avaliação de curvatura, medida de diâmetro, elevações e espessura corneana. O exame também faz a avaliação da profundidade da câmara anterior.
    Indicações
    Pacientes candidatos à cirurgia refrativa. Pacientes que necessitam de cirurgia de catarata, com suspeita de alterações, tratamento ou transplante de córnea.

    Orientações
    Suspender o uso da lente de contato 5 dias antes do exame.

  • Exames pré-operatórios especializados

    • Videoceratoscopia Computadorizada;
    • Paquimetria ultrassônica;
    • Mapeamento de retin
ENDEREÇOS
PAULO AFONSO

Avenida Apolônio Sales, nº 930 – Centro

Paulo Afonso – BA

Contato: (75) 3281-2511

IRECÊ

Av. Caraíbas, 257 – Centro
Irecê – BA
Telefone: 74 3641-3808

Responsável Técnica: Dra. Mônica Melo Crm: 8417